Menina com ansiedade sentada em um banco e olhando para baixo

Vamos falar sobre sua ansiedade?

Agora é hora de entender o efeito desta na sua rotina, reconhecer os prejuízos, perceber os sintomas: físicos, emocionais e sociais. E também saber as opções de tratamento para este transtorno que te faz sofrer tanto.

Efeitos na rotina:

Primeiramente quero lhe dizer que se você sente algum incômodo no seu dia dia, se você se percebe agindo diferente das demais pessoas que tiveram em situações semelhantes a que você vivenciou, se você se cobra de ter atitudes diferentes das quais você geralmente tem, palavras que deveria ter falado e não falou, se você se vê com dificuldade de se posicionar diante de situações simples e se tudo isto lhe incomoda a tal ponto de achar que você não é normal, acreditar que todos conseguem menos você, sentir que você é inferior as demais pessoas por não conseguir fazer como todo mundo faz, talvez seja hora de olhar para isto, entender como suas emoções impactam na sua rotina, e considerar que esta ansiedade precisa ser tratada.

Reconhecendo os sintomas e prejuízos:

A ansiedade se mostra no nosso organismo de muitas formas, os sintomas são bem conhecidos e geralmente impacta sua rotina diária trazendo prejuízos no seu convívio, nas suas tarefas e relacionamentos.

Vou a seguir apresentar alguns dos sintomas que a ansiedade traz, e estes podem se apresentar no seu corpo (física), na sua mente (emocional) e nas suas relações (social). Se você se identificar com alguns destes, talvez seja hora de buscar ajuda profissional.

Reconhecendo os sintomas:

Se você se identificou com o texto acima, possivelmente irá se identificar com alguns dos sintomas que irei apresentar a seguir, pois são típicos de quem sofre de ansiedade. Então, seja sincero com você e reconheça se estiver precisando de ajuda.

Sintomas físicos

✓Palpitações;
✓Sudorese;
✓Boca seca;
✓Tontura;
✓Tensão muscular;
✓Dor de cabeça;
✓Dor nas costas;
✓Dor no nervo ciático;
✓Dor no estômago;
✓Falta de ar;
✓Náuseas;
✓Tremedeira;
✓Queda de cabelo;
✓Fraqueza nas unhas e gengivas;
✓Insônia;
✓Falta ou aumento no apetite.

Sintomas emocionais

✓Preocupação excessiva;
✓Repetição incessante de pensamentos;
✓Inquietação;
✓Dificuldade de adormecer;
✓Falta de concentração;
✓Pensamentos indesejados;
✓Sofrimento emocional;
✓Gagueira.

Sintomas sociais

✓Ataque de pânico;
✓Irritabilidade;
✓Preocupação excessiva de morte;
✓Isolamento social;
✓Medo de críticas;
✓Medo de rejeição;
✓Dificuldade em falar em público;
✓Medo de dirigir;
✓Fobia de ambientes.

Opções de tratamento:

Agora que você já conhece os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), e se possivelmente se identificou com eles, precisa saber qual caminho deve seguir para ter o tratamento adequado.

O primeiro passo você já deu, que foi ler este texto e reconhecer que precisa de ajuda. O próximo passo, é procurar um psicólogo(a) para uma avaliação psicológica para perceber o nível da sua ansiedade.

Após avaliação, conforme seu nível de ansiedade, este profissional poderá: Lhe tranquilizar e fazer um simples aconselhamento psicológico se seus sintomas forem condizentes a uma normalidade com base na sua rotina. Ou lhe orientar sobre acompanhamento no processo de Psicoterapia se identificado sintomas fortes de ansiedade. Ou até mesmo se a situação requerer tal procedimento, lhe encaminhar para tratamento complementar com Psiquiatra que avaliará se há necessidade do tratamento com uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos.

Importante dizer que a medição somente deve ser administrada sob orientação médica, e como tratamento complementar a psicoterapia.

Também é importante dizer que o quanto antes você procurar ajuda, mais simples e eficaz é o tratamento, e quanto mais você demorar para buscar ajuda, mais difícil será. E mais, corre o risco ainda de ter a sua ansiedade evoluída para transtorno de pânico, transtorno bipolar permanente ou até mesmo uma depressão.

 

Espero ter ajudado com as informações deste texto. Se precisar da minha ajuda pode me chamar.

 

 

Nelson Ferreira – Psicólogo
11 98213-8994 CRP 06/127710